top of page

CARBOIDRATO À NOITE, ENGORDA?


CARBOIDRATO À NOITE, ENGORDA?

Existem diversas dicas de como emagrecer rápido ou com mais facilidade, mas é preciso desconfiar desse tipo de informação, principalmente porque muitas não são verdadeiras. Falando nisso, quem aí já escutou que consumir carboidratos à noite engorda? Esse mito é bastante comum, por isso vou falar porque não devemos cortar os carboidratos (inclusive à noite).

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Além disso, desempenha diversas funções no organismo, como nutrir as células do sistema nervoso central. Quando o corpo não encontra carboidratos, passa a utilizar as proteínas como fonte de energia, provocando perda da massa magra (massa muscular).

Cortar carboidratos à noite não é um método eficaz para perda de peso. O que ajuda a emagrecer mesmo é a redução de calorias na dieta diária, e não o horário em que os alimentos são consumidos. Ou seja, é preciso manter uma alimentação balanceada, não pular refeições e nem deixar os carboidratos de lado. Para perder peso é importante comer a cada três horas para acelerar o metabolismo e não exagerar na ingestão de alimentos nas refeições principais.

A preocupação com os carboidratos à noite acontece em virtude da capacidade destes nutrientes em liberar muita insulina, e este hormônio, conforme o ciclo circadiano (sono), é pouco metabolizado ‘à noite’, além de ser um estimulador da lipogênese, ou seja, formação de gordura.

Na verdade, respeitando o ritmo circadiano, seria interessante evitar a liberação excessiva de insulina em todos os momentos onde ela não é bem metabolizada e o gasto energético de cada um esteja reduzido. Se uma pessoa sai do seu trabalho e vai caminhar no calçadão ou vai para academia à noite, quando retorna, tem todo direito e dever de consumir carboidratos. Agora, se você é mais do tipo sedentário, também defendo a ideia de que o consumo de carboidratos seja reduzido no período após o entardecer e, principalmente, consumir carboidratos complexos integrais, que tenham baixo índice e carga. Então tome nota de alguns alimentos que você pode comer a noite, e dê preferencia aos alimentos integrais: macarrão e arroz integral, cereais como aveia, amaranto, linhaça e teff.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page