top of page

BACALHAU, PEIXE NUTRITIVO:


BACALHAU, PEIXE NUTRITIVO:

Com uma população de maioria cristã, é costume celebrar a Quaresma – período de 40 dias que antecede a principal data do cristianismo, a Páscoa. No período, que compreende também a Semana Santa, é hábito comum o consumo de peixes. A resposta vem lá da Idade Média, a partir do século V d.C., período em que o cristianismo ganhou força na Europa, onde sacrifícios em louvor a Deus eram comuns e uma das práticas mais habituais era jejuar em datas religiosas. Durante a Quaresma e a Semana Santa a igreja proibia o consumo de carne vermelha, como alusão ao sangue derramado por Cristo para salvar a humanidade dos pecados. Abstendo-nos desse alimento, os homens estariam se unindo ao sacrifício e ao amor de Cristo. Substituía-se, então, a carne por peixe; os mais apreciados eram o salmão, a truta, o bacalhau, o esturjão e o arenque. Também se substituía a carne por queijo, frutas secas e ovos, e a gordura por azeite.

O bacalhau é uma boa opção devido ao seu potencial nutritivo. O bacalhau é um peixe branco de fácil digestão com um teor elevado de proteínas de alto valor biológico, ácidos gordos ómega 3 e ômega 6 e minerais :iodo, magnésio, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e vitaminas A, B1 e D.

No fígado (principal fonte de gordura deste peixe = extração do óleo de fígado de bacalhau) podemos encontrar doses grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, o bacalhau é um prato muito saudável. Além dele, outros peixes podem deixar o cardápio muito mais saudável, como o salmão, pescada, atum e linguado. A dica é sempre cuidar para que a quantidade de carboidratos dos acompanhamentos, como arroz e batatas, fiquem em equilíbrio.

Gostou do assunto? Comente!!!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page