Você sabia que a Vitamina D (Hormônio Colecalciferol) é tão importante para o organismo dos seres humanos que é necessário que um adulto saudável consuma, em média, cinco microgramas por dia. Ou então, que a adquira através da exposição ao sol por vinte minutos (sem protetor solar) Seus Benefícios :
1 – Fortalecimento dos Ossos
2 – Proteção do Coração
3 – Segurança na Gravidez
4 – Favorável para Prevenção e Controle de Diabetes
5 – Favorável aos Músculos
6- Diminui o risco doenças cardíacas
7- ajuda no controle do crescimento celular, manutenção da função neuromuscular,
8-melhora o funcionamento do sistema imunológico
A deficiência da vitamina D pode gerar ,complicações cardíacas, câncer, gripe, resfriado, osteoporose, e enfermidades autoimunes, sendo exemplo, esclerose múltipla e diabetes tipo 1.Nas mulheres gestantes, a deficiência desta vitamina eleva o risco do aborto, contribui para pré-eclâmpsia, e aumenta riscos de a criança se caracterizar autista. O consumo excessivamente, pode ser prejudicial aos rins por gerar absorção do cálcio aumentada.
Saiba quais são as fontes da Vitamina D
Apesar de a vitamina ser encontrada em itens de origem animal, tais alimentos não têm a porção de vitamina D necessária ao organismo. Assim, para que a carência da substância seja evitada, é indicado se expor de 15 a 20 minutos ao sol diariamente.
Expor-se ao sol de forma recomendada gerará as 10 mil unidades da vitamina D. A exposição ao sol vai gerar quantidades boas da substância, e então é essencial que a necessidade da pessoa tenha análise pelo profissional da saúde, com objetivo de determinar se somente o sol é suficiente ou se há necessidade de cardápio rico na substância ou suplementação.
Em relação aos alimentos que apresentam vitamina D, o atum (100 gramas), tem 227 unidades da vitamina D, sendo 2.27% do valor diário da vitamina. Os valores para sardinha (100 gramas), respectivamente são, 193 unidades, e 1.93%; o ovo (uma unidade) apresenta 43.5 unidades e porcentagem do valor diário da vitamina D de 0.43.
O queijo cheddar, 50 gramas, apresenta 12 unidades, e porcentagem de 0.12. A carne bovina, em 100 gramas, apresenta 15 unidades, e porcentagem de 0.15.
Outros alimentos ricos em Vitamina D
•Bife de fígado – Além de ser uma ótima fonte de ferro, a cada 100 g de bife de fígado, ele ainda fornece 42 IUs de vitamina D;
•Óleo de fígado de bacalhau – concentração variada da vitamina. Verificar a fórmula antes de comprar, em média 13,5 g possui 520 IUs de vitamina D;
•Peixes – Como dito anteriormente, vários tipos podem ser exemplos de alimentos ricos em Vitamina D. Prefira-os comer ainda crus e gordos, pois possuem ainda mais vitaminas do que cozidos e magros. Alguns exemplos são o Atum e sardinha enlatada e salmão;
•Ostras – Também são uma excelente fonte de Vitamina D. Em 100 g de ostras cruas, pode ser encontrando 320 IUs de Vitamina D;
•Produtos lácteos fortificados – ricos em cálcio. Verifique os rótulos para quantidades exatas;
•Gema do ovo – A gema do ovo é uma ótima fonte de Vitamina D e também fonte de aminoácidos, proteínas e vitamina B12. A Cada gema de ovo, é encontrado 37 IUs de vitamina D;
•Suco de laranja – Além de ser rico em cálcio, o suco de laranja é uma ótima fonte de vitamina D, em 200 ml do suco, pode ser encontrado de 88 até 150 IUs de vitamina D.
•Suplementação da Vitamina D e seu preço
•Os suplementos da vitamina D podem ter utilização na situação da constatação da carência da substância ou em tratar determinadas enfermidades. A ausência do nutriente tem constatação depois do exame de sangue.
•É essencial ressaltar que suplementos apenas podem ser ingeridos depois de receber orientação profissional ao consumo destas doses a mais. Em determinados tratamentos, as superdoses são orientadas da vitamina D, assim, uma porção além do que é geralmente indicado.
•Nestas situações, a ingestão é sempre realizada segundo orientação médica, com necessidade de fazer observação do quanto de cálcio e líquidos o indivíduo irá consumir, sendo que a ingestão do mineral é possível de necessitar ser diminuída e a de líquidos elevada. Os indivíduos mais velhos têm produção menor da vitamina D.
•Isso como resposta para exposição solar por fatores metabólicos associados com idade. A porção da substância produzida no indivíduo com 70 anos é na média, um quarto da que tem síntese pelo jovem aos 20 anos de idade. Assim, é positivo que idosos dialoguem com médico acerca da possibilidade de ingerir suplementos desta vitamina.
•Em uma breve pesquisa na internet para verificarmos o preço da Vitamina D, constatamos que o valor da embalagem pode variar muito em relação ao fabricante, quantidade por cápsula e por frasco. Na embalagem contendo 60 cápsulas com 5000 IU em cada cápsula, seu preço ficou em torno de R$29,00. Já a embalagem contendo 120 cápsulas de 5000 IU por cápsula, seu preço ficou em torno de R$47,00.
