O CONSUMO DOS ENERGÉTICOS, FAZ MAL A SAÚDE?
Os energéticos são bebidas à base de cafeína e outras substâncias estimulantes, como a taurina e a glucoronolactona, que potencializam a resposta do cérebro aos estímulos, deixando o corpo mais ativo ou acelerado.
Energético engorda?
Se você é uma pessoa sedentária que não pratica exercícios físicos com frequência, o consumo do energético pode te engordar, pois eles possuem alta concentração de açúcar e carboidratos. Se estes não forem utilizados para repor energia, farão com que você ganhe peso extra.
Energéticos x bebidas alcoólicas
Drinque comum entre os jovens, a mistura de bebidas alcoólicas com energético pode provocar diversos problemas de saúde, em especial, no coração, pois o álcool junto com a cafeína elevam a pressão e prejudicam os batimentos cardíacos.
Os efeitos do excesso do energético:
• Contrações musculares-A descarga de adrenalina e noradrenalina no organismo pode desencadear contrações involuntárias nos músculos.
• Fasciculação-Os níveis elevados de hormônios estimulantes correndo pela circulação fazem as pálpebras tremerem.
• Infarto e AVC- As substâncias que conferem excitação também geram endurecimento das artérias. No cérebro, o aperto pode levar a um derrame. No coração, a um ataque cardíaco.
• Erosão dentária-O pH baixo dos energéticos fomenta um desequilíbrio bucal. Assim, o cálcio sai dos dentes, alterando a superfície do esmalte.
• Gastrite- Os hormônios liberados por causa da cafeína da bebida favorecem a produção de ácidos no estômago. Isso explica a possibilidade de queimação.
gostou do assunto? Comente!!!
