CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL
- Josiara Leopoldino
- 12 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL E SAIBA QUAL A MEDIDA IDEAL:
É o acúmulo de gordura na região abdominal, ou seja, a região da barriga. Há basicamente dois tipos dessa gordura: visceral e subcutânea. A visceral é quando há gordura nas vísceras do abdômen.
É considerada a mais perigosa, pois fica próxima aos órgãos vitais e do sistema circulatório. Já a subcutânea é aquela que fica sob a pele. Para saber se a gordura abdominal está prejudicando a saúde, é calculada a circunferência do abdômen e o Índice de Massa Corporal (IMC). A região é medida utilizando-se a fita métrica.
Confira a sua circunferência abdominal e os possíveis riscos à sua saúde:
Circunferência abdominal- Medidas de riscos:
Homens: maior ou igual 94 cm(Risco aumentado) /maior ou igual 102 cm
( Risco significantemente aumentado)
Mulheres: maior ou igual 80 cm( Risco aumentado)/ maior ou igual 88 cm
( Risco significantemente aumentado)
A presença de gordura em excesso no abdômen sempre foi um indicador de sobrepeso, mas agora ela está ganhando ainda mais atenção , isso porque mostra que esse tipo de gordura está diretamente relacionado às alterações do metabolismo e ao maior risco de doenças cardiovasculares, como exemplo: a resistência à insulina (o diabetes), a hipertensão e o infarto do miocárdio. Mulheres que estão na menopausa possuem mais risco de ter gordura abdominal em excesso. Acredita-se que o maior perímetro de cintura está relacionado com o aumento de risco de sofrer doenças cardiovasculares, independente do peso ou idade do paciente.
DICAS VALIOSAS PARA AJUDAR REDUZIR A GORDURA ABDOMINAL
Para prevenir as doenças cardiovasculares e o diabetes, é necessário evitar o excesso de gordura abdominal. Confira abaixo algumas dicas para diminuir a gordura nesse local.
- Faça exercícios aeróbicos diariamente por 20 a 30 minutos. Caminhadas, natação e bicicleta são algumas das opções;
- Faça entre cinco ou seis pequenas refeições por dia, em intervalos médios de três horas, sempre se lembrando de comer com moderação e escolher com cuidado o que comer;
- Mastigar bem os alimentos;
- Coma frutas, verduras e alimentos ricos em fibras;
- Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como frituras (por exemplo, batatas fritas) e salgadinhos industrializados. Evite também aqueles alimentos com muito açúcar, como bolos e tortas, doces e refrigerantes;
- Não exagere no consumo de sal e bebidas alcoólicas;
- É recomendável ingerir 2 litros de água por dia.

Comments