Alimentos funcionais
- Josiara Leopoldino
- 21 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Alimentos funcionais, são alimentos que produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. É necessário que seu consumo seja regular para que seus benefícios sejam alcançados. Portanto, deve-se utilizar mais vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
Principais compostos funcionais
Isoflavonas
Possuem ação estrogênica (reduz sintomas menopausa) e anticâncer . Ex: Soja, feijões, ervilha e derivados.
Catequinas
Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico. Ex: Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
Licopeno
Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer como de próstata. Esta substancia evita que os hormônios propiciadores de câncer se liguem as células normais e assim inibe a ação das enzimas responsáveis pela metástase cancerosa. Ex: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.
Indóis e Isotiocianatos
Apesar do nome difícil, são indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama. Ex: Couve flor, repolho, brócolis, couve de Bruxelas, rabanete, mostarda.
Flavonoides
Têm atividade anticâncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante. Ex: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, demais alimentos de coloração vermelho-alaranjada e arroxeada.
Fibras solúveis e insolúveis
Reduzem risco de câncer de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, por proporcionarem aumento da saciedade. Ex: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo; leguminosas como soja, feijão, lentilha e ervilha; hortaliças com talos e frutas com casca.
Sulfetos alílicos
Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico. Ex: Alho e cebola.
Lignanas
Ajudam na inibição de tumores hormônio-dependentes. Ex: Linhaça, noz moscada.
Carotenoides
Possuem ação protetora contra o câncer, protegendo o DNA contra a oxidação, sendo que os possíveis mecanismos de proteção anti-tumoral são por intermédio do sequestro de radicais livres, modulação do metabolismo do carcinoma, inibição da proliferação celular, aumento da diferenciação celular via retinoides, estimulação da comunicação entre as células e aumento da resposta imune. Ex: Tomate, abóbora, pimentão, laranja e outros alimentos com pigmentação amarela, laranja ou vermelha.
Vamos começar a consumir mais vezes esses alimentos. Lembre-se dessas maravilhosas propriedades funcionais na hora de escolher quais alimentos farão parte dos seus pratos.

Comentários