top of page

QUEIJO MINAS PADRÃO


QUEIJO MINAS PADRÃO

A história e origem do queijo minas possui forte influência portuguesa, pois com a chegada dos lusitanos ao estado após a descoberta do ouro no século XVII, trouxeram para MG a antiga técnica de fazer queijo coalhado com leite fresco, que foi adaptada para ser usada por aqui. Essa técnica que deu origem ao queijo minas, ainda sofre problemas com as leis de regulamentação e controles existentes, mas é essencial e indispensável para produzir o queijo minas. A produção de um bom queijo minas envolve muitas etapas e requer bastante controle. Inicialmente é fundamental um leite de qualidade (matéria prima), e isso envolve a alimentação do animal, o controle da temperatura durante a produção, a manipulação correta dos utensílios e a maneira como o queijo é manuseado. Para um queijo de boa qualidade o leite deve ser tirado no dia, imediatamente filtrado, e não pode passar por algum processo de pasteurização, ou seja, deve ser “cru”. Seguindo o processo de produção, ao leite cru é adicionado o “pingo” e inicia-se o processo de coagulação.

Após aproximadamente 1 hora, o queijo é “cortado” e coado para separar o soro da massa. Em seguida após a separação, o queijo é espremido, salgado e enformado. Usa-se sal grosso envolvendo todo o produto. O queijo fica durante um tempo específico escorrendo o seu liquido, para depois ser levado para maturar, que dura em média de 10 a 30 dias. O pingo (citado acima) é um liquido grosso que escorre do queijo. É um tipo de fermento do próprio queijo usado para fazer novos queijos.

QUEIJO MINAS PADRÃO: Bastante diferente do queijo frescal, pois esse já passa por um processo de maturação. Possui uma casca firme e de cor amarelada, sabor mais marcante e ácido. Prazo de validade é maior quando refrigerado: até 90 dias.

QUEIJO MINAS PADRÃO X QUEIJO COTTAGE: QUAL É O MAIS SAUDÁVEL?

Queijo minas padrão- Ele passa por um processo de maturação. Possui uma casca firme e de cor amarelada, sabor mais marcante e ácido.

Queijo minas padrão tem: Calorias 116 Kcal/Carboidratos 0 g/ Proteínas 6,3 g/Gorduras 10 g/

Fibras 0 g/Sódio 214 mg

Queijo Cottage- O queijo cottage é um dos queijos mais recomendados na dieta, pois tem menor de calorias e também de gorduras, ideal para manter o peso, porque é usado menos leite em sua fabricação, e por isso, também fornece menos cálcio. O queijo cottage também equilibra a flora intestinal.Queijo Cottage tem: Calorias 22 calorias/Carboidratos 0,8 g/ Proteínas 3,7 g/ Gorduras 0,3 g/Fibras 0 g/Sódio 120 mg. Recomendação diária: 2 a 3 fatias.

Gostou do assunto? Comente!!!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page