top of page

MALTODEXTRINA


Maltodextrina: o que é?

Seja você um frequentador de academia ou não, com certeza já ouviu falar na maltodextrina, também conhecida pela abreviação malto, um carboidrato obtido a partir da hidrólise do amido (encontrado em vegetais como cereais, raízes e tubérculos).

Maltodextrina: para que serve? A maltodextrina é muito utilizada em diversos suplementos alimentares para o fornecimento de energia durante os treinos e melhor recuperação muscular após os exercícios. Isso porque os carboidratos funcionam como combustíveis para fornecer energia para todas as células do nosso corpo e também são armazenados na forma de glicogênio muscular e hepático, onde ficam concentradas nossas reservas de energia. Por isso, é muito comum o consumo de maltodextrina durante o treino ou após os treinos.

Maltodextrina ou Dextrose Além da maltodextrina, existem diversos outros suplementos à base de carboidratos, dentre eles a dextrose. Por esse motivo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual utilizar ou qual é melhor. Apesar de ser considerada um “carboidrato complexo”, a maltodextrina possui uma cadeia de hidrogênio curta e com ligações fracas, fazendo com que sua digestão e absorção sejam mais rápidas, porém, um pouco mais lenta que a dextrose. Quanto ao índice glicêmico, maltodextrina possui um índice alto, isso significa que ela eleva rapidamente os níveis de açúcar do sangue (glicemia). Pois há momentos em que isso é necessário, como no caso da atividade física, pois necessitamos de uma forma rápida de energia.

Malto engorda? Se consumida na quantidade e com a finalidade corretas, a maltodextrina não engorda. Porém, em excesso, a maltodextrina engorda, como todo carboidrato. Se os carboidratos não forem utilizados para gerar energia, eles serão estocados na forma de gordura. Portanto, consuma sem exageros, em nome da saúde.

Quando e como tomar maltodextrina? A maltodextrina é indicada para atletas e pessoas que não conseguem atingir suas necessidades nutricionais diárias de carboidratos apenas com a alimentação ou para aqueles que preferem evitar o desconforto de comer imediatamente antes ou durante o treino. Na maioria das vezes, os atletas necessitam da suplementação de carboidratos, porque possuem gasto calórico muito mais elevado do que o de uma pessoa sedentária, por exemplo. Além disso, o consumo de maltodextrina por atletas pode melhorar o desempenho físico, a força muscular a e a recuperação pós-treino. Há muitas dúvidas em relação a malto pré-treino, malto pós-treino e durante o treino, esta é uma conduta que pode variar muito. Ela pode ser consumida em qualquer um desses momentos, principalmente se o treino for intenso e de longa duração. É necessário verificar em que fase sentirá maior necessidade energética, já que normalmente esse estoque fica reduzido após 1 hora de treino. Há muitas dúvidas em relação a malto pré-treino, malto pós-treino e durante o treino, esta é uma conduta que pode variar muito. Ela pode ser consumida em qualquer um desses momentos, principalmente se o treino for intenso e de longa duração. É necessário verificar em que fase sentirá maior necessidade energética, já que normalmente esse estoque fica reduzido após 1 hora de treino. Não há necessidade de dissolver a malto em suco, uma vez que ela já é um carboidrato e, se for associada a outro (como o suco), poderá aumentar muito o índice glicêmico e gerar desconfortos e queda no desempenho.

Maltodextrina: efeitos colaterais A maltodextrina, é um carboidrato e o seu excesso pode promover o ganho de peso. A malto pode prejudicar a performance esportiva e gerar mal-estar durante o treino, esses desconfortos são explicados devido à sua rápida absorção. Como todas as coisas, o segredo é o equilíbrio.

Gostou do assunto? Comente!!

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page