RESISTÊNCIA INSULINA E SEU TRATAMENTO:
A resistência insulínica é uma situação onde há um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e o funcionamento desta quantidade de insulina. Para simplificar, em uma pessoa sem resistência insulínica, é como se uma molécula de insulina tivesse a capacidade de colocar uma molécula de glicose dentro da célula, porém, na pessoa com resistência, fosse necessário duas ou mais moléculas de insulina para realizar o mesmo trabalho. No organismo, a conta não é bem esta, mas a perda de funcionamento de insulina ocorre de forma bem semelhante quando esta resistência aparece.
Fatores de risco:
- Antecedentes familiares, ou seja, se os seus pais ou irmãos têm diabetes.
- Obesidade, especialmente, quando existe gordura acumulada no abdômen.
- Sedentarismo.
ALIMENTAÇÃO X RESISTÊNCIA INSULÍNICA
A primeira delas é a troca dos alimentos de alto índice glicêmico por alimentos de baixo índice glicêmico. Ou seja trocar alimentos que fornecem açúcar rapidamente para a corrente sanguínea, como os pães brancos, batatas e açúcar refinado, por alimentos que a fornecem mais lentamente, como o pão integral, arroz integral, vegetais como brócolis ou cenoura, entre outros.
Além da troca de alimentos, deve-se evitar o ganho de peso ou, se necessário, buscar manter o peso dentro do índice de massa corporal adequado, que é entre 18,5 e 25 kg/m2. E também a prática de atividades físicas é essencial para o controle da resistência insulínica e o peso.
Gostou do assunto? Comente!!!
