CLASSIFICAÇÃO DOS CARBOIDRATOS:
Carboidratos- É conhecido como hidratos de carbono, glicídios, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, sendo constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio.
Os carboidratos podem ser classificados em Monossacarídeos, Dissacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.
- Monossacarídeos ,são os mais simples dos carboidratos. Possuem apenas uma molécula de açúcar. De todos os monossacarídeos o mais conhecido é a glicose, porém, frutose e galactose também são monossacarídeos.
- Dissacarídeos ,são compostos formados por duas moléculas de monossacarídeos. São exemplos de Dissacarídeos a Sacarose composta por (Glicose + Frutose), a Lactose composta por (Glicose + Galactose) e a Maltose composta por (Glicose + Glicose).
- Oligossacarídeos, são compostos formados por 3 até 10 unidades de monossacarídeo.
- Polissacarídeos ,são compostos formados por mais de 10 unidades de monossacarídeos.
Para que um carboidrato seja absorvido pelo organismo é necessário que sua molécula seja decomposta (quebrada) até a unidade básica (monossacarídeo) para que então seja absorvido e forneça a energia necessária para as reações químicas do organismo. Um balanço correto entre a ingesta de carboidratos e a geração de energia necessária para a vida diária tem uma importância capital na manutenção da saúde. Uma ingesta em excesso de carboidratos que supere a quantidade usada pelo organismo nos processos metabólicos normais, faz com que o excedente seja armazenado, o que acarretará no decorrer de um período de tempo, um ganho de peso para o indivíduo. Portanto o consumo em excesso de carboidratos ganha-se volume de peso, mas buscando o equilíbrio na ingestão vai ser usado para dar energia e manutenção da saúde.
Gostou do assunto? Comente!!!
